quarta-feira, 14 de abril de 2010

HERMENÊUTICA É CIÊNCIA

HERMENÊUTICA

A Hermenêutica é a ciência que estuda as regras de interpretação de textos. Respodendo ao questionamento sobre "De que maneira o historiador pode ultrapassar o entendimento de um discurso histórico e perceber as intenções e idéias implícitas em seu conteúdo?"
Digo que  hermenêutica  ajuda-nos a entender a mente do autor.  Os advogados usam seus conhecimentos de hermenêutica para interpretar  as leis e acharem brechas  na lei que favoreçam  seus clientes. Os teólogos  também usam o recurso da Exegêse para  determinar quais as regras que possam auxiliar na interpretações de textos sagrados. Os psicólogos também usam deste recurso hermêutico quando  avaliam o paciente pela psicanálise.

Enquanto a Oratória é a ciência da persuasão pelo uso eloquente da palavra para convencer sua platéia. O hermenêuta quer entender exatamente o que o Orador ou escritor pretende  transmitir. 

O rabino Ismael  escreveu sobre as Treze regras de hermenêutica. Algumas dessas são regras básicas que devem ser consideradas para entendermos um discurso histórico, são eles:

1 - Analisar o contexto. É célebre o ditado: "Texto sem contexto é pretexto."

2 - Prêvio conhecimento da cultura  em que o escritor estava inserido

3 - Conhecimento biográfico do autor. Qual a sua formação, como era a comunidade em que ele  se desenvolveu.

4 - A língua do escritor, qual o idioma, qual o sentido das palavras empregas pelo escritor na época em que o texto foi escrito.

Estas são algumas coisas que devem ser levadas em consideração para auxiliar o historiador na busca da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário