HERMENÊUTICA
A Hermenêutica é a ciência que estuda as regras de interpretação de textos. Respodendo ao questionamento sobre "De que maneira o historiador pode ultrapassar o entendimento de um discurso histórico e perceber as intenções e idéias implícitas em seu conteúdo?"
Digo que hermenêutica ajuda-nos a entender a mente do autor. Os advogados usam seus conhecimentos de hermenêutica para interpretar as leis e acharem brechas na lei que favoreçam seus clientes. Os teólogos também usam o recurso da Exegêse para determinar quais as regras que possam auxiliar na interpretações de textos sagrados. Os psicólogos também usam deste recurso hermêutico quando avaliam o paciente pela psicanálise.
Enquanto a Oratória é a ciência da persuasão pelo uso eloquente da palavra para convencer sua platéia. O hermenêuta quer entender exatamente o que o Orador ou escritor pretende transmitir.
O rabino Ismael escreveu sobre as Treze regras de hermenêutica. Algumas dessas são regras básicas que devem ser consideradas para entendermos um discurso histórico, são eles:
1 - Analisar o contexto. É célebre o ditado: "Texto sem contexto é pretexto."
2 - Prêvio conhecimento da cultura em que o escritor estava inserido
3 - Conhecimento biográfico do autor. Qual a sua formação, como era a comunidade em que ele se desenvolveu.
4 - A língua do escritor, qual o idioma, qual o sentido das palavras empregas pelo escritor na época em que o texto foi escrito.
Estas são algumas coisas que devem ser levadas em consideração para auxiliar o historiador na busca da verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário