sexta-feira, 25 de junho de 2010

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Denotação
Consultando o dicionário Houaiss, encontramos para a palavra jóia as seguintes definições:
1 objeto de metal precioso finamente trabalhado, em que muitas vezes se engastam pedras preciosas, pérolas etc. ou a que é aplicado esmalte, us. como acessório de vestuário, adorno de cabeça, pescoço, orelhas, braços, dedos etc.
2 Pedra preciosa de grande valor.
3 p. ext. qualquer objeto caro e trabalhado com arte (estatueta, relógio, cofre, vaso etc).
As definições são claras, precisas. Todas giram em torno de um objeto de valor. A partir dessas definições, podemos criar frases com muita segurança.
Ex.: Essa jóia em seu pescoço está há várias gerações em nossa família.
O rubi é uma jóia que encanta meus olhos.
Aquele vaso, provavelmente chinês, é uma jóia de raro acabamento.
A palavra jóia, presente nas três frases citadas, foi empregada em seus sentidos reais, primitivos. A isso se dá o nome de denotação.









II) Conotação
Voltando ao dicionário citado, encontramos na seqüência da leitura o seguinte:
4 fig. pessoa ou coisa muito boa e querida (sua sobrinha é uma jóia.)
O próprio dicionarista nos dá um exemplo. Vejamos outras frases abaixo.
Ela é uma jóia de menina.
Que jóia esse cachorrinho!
Minha irmã se tornou uma jóia muito especial.
Observe que, em todas as frases, a palavra jóia extrapolou o sentido original de objeto caro. Ela está se referindo a pessoas e animais, que, na realidade, não podem ser jóias, se levarmos em conta o sentido denotativo do termo. Há uma comparação implícita em cada frase: bonito ou bonita como uma jóia. Dizemos então que se trata de conotação.
Vamos comparar as duas frases abaixo:
Comi uma fruta deliciosa.
Ela escreveu uma frase deliciosa.
Na primeira, o adjetivo deliciosa está empregado denotativamente, pois indica o gosto agradável da fruta; trata-se do sentido real do termo. Na segunda, o adjetivo não pode ser entendido “ao pé da letra”, uma vez que frase não tem gosto, não tem sabor. É um emprego especial, estilístico da palavra deliciosa. Assim, ela está usada conotativamente.
Muitas vezes, as perguntas de interpretação se voltam para o emprego denotativo ou conotativo dos vocábulos. E mais: o entendimento global do texto pode depender disso. Leia-o, pois, com atenção. A leitura atenta é tudo.

Um comentário:

  1. olá boa noite valdemi. exelente seu blog. oh me manda quatro verciculo biblico con sentido conotativo pois vou apresentá trabalho do curso de teologia, vou recomenda os seus artigos sao de confiaça aguardo.

    ResponderExcluir